Evento integra ação ambiental e a substituição de luminárias
Fonte: DCI - 03.06.2011
São Paulo - Este ano, a Semana do Meio Ambiente tem com tema o Ano Internacional de Florestas, segundo determinação da Organização das Nações Unidas (ONU). A Prefeitura de São José aderiu ao movimento mundial, voltado a sensibilização da sociedade para a importância da preservação das florestas, responsáveis pela manutenção da vida no planeta. Painéis, palestras, peça de teatro e concurso destacarão e abordarão a situação das florestas na nossa região. A programação terá atividades para todas as idades, pois integra palestras, exposições, oficinas, jogos e brincadeiras, apresentações teatrais, sessões de vídeo, shows musicais e um contato mais próximo com a natureza.
O evento envolve tanto o distrito de São Francisco Xavier como o Parque da Cidade Roberto Burle Marx.
Em São Francisco Xavier, na região da Serra da Mantiqueira, serão concentradas as ações no sábado (4) e domingo (5) com exposição de projetos e programas ambientais, além de rua de lazer, oficina de planadores e atividades artísticas e culturais.
No Parque da Cidade, a programação começou no domingo com um passeio ciclístico ecológico no entorno do Parque aberto ao público e com a participação de ciclistas do grupo PedalaVale. A abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, também no domingo, deu início à feira ambiental que segue até 8/6.
Na parte prática, a prefeitura iniciou a troca de todas as luminárias do prédio do Paço Municipal. A medida deve gerar uma economia de 20%, o que corresponde a cerca de R$ 130 mil ao ano. Serão trocadas 2.250 luminárias em todos os andares e a troca irá durar cerca de 30 dias.
O investimento total é de cerca de R$ 310 mil e foi obtido por meio de um convênio entra a Prefeitura e a empresa EDP Bandeirante Energia, promovido pela Secretaria de Obras em conjunto com a Secretaria de Administração.
A concessionária de energia assumiu integralmente os custos do investimento com base em uma linha de crédito a fundo perdido que a empresa dispõe para projetos de interesse social, além de combater uma das principais poluições urbanas, a luminosa.
As novas luminárias são mais econômicas que as atuais, porque são de um modelo de calhas que contêm revestimento espelhado, o que aumenta significativamente o foco da luminosidade na área abaixo de cada luminária.
Com isso, o benefício de maior luminosidade da calha permite também a instalação de lâmpadas fluorescentes de menor potência e mais baratas.
As luminárias antigas utilizam, cada uma, um conjunto de duas lâmpadas de 40 watts. Já as novas calhas têm duas lâmpadas de 20 watts.
Como parte do programa de economia de energia no Paço, todas as áreas de escadas do prédio já dispõem de sensores de presença, que acendem e apagam as luminárias automaticamente.
Outro ponto a ser atacado pela administração são as queimadas do período de inverno. Neste mês terá início o treinamento sobre "Brigada de Incêndio". Cerca de 100 servidores e voluntários da Secretaria Especial de Defesa do Cidadão, formada pela Guarda Civil Municipal e Defesa Civil, serão capacitados pelo Corpo de Bombeiros. O objetivo do treinamento é preparar tanto o profissional como o voluntário para um atendimento com maior eficiência à comunidade em casos de queimadas. A Defesa Civil tem 130 voluntários cadastrados. Em 2010, a Defesa Civil atendeu mais de 120 chamados para apagar focos de incêndio em áreas de florestas e capoeiras. Neste ano, até o dia 15/5 foram realizados seis atendimentos. O treinamento de "Brigada de Incêndio" é uma das ações implantadas pela prefeitura para reduzir e combater as queimadas, que costumam trazer prejuízos tanto ao produtor rural como as reservas verdes situadas no perímetro urbano.