Universo LED

Universo LED

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Copa do Mundo e Olimpíadas: eventos geram oportunidades para o mercado de iluminação feita com LED

Copa do Mundo e Olimpíadas: eventos geram oportunidades para o mercado de iluminação feita com LED
   
O setor de iluminação está passando por um período de grandes transformações.
O que tem chamado mais atenção é que os governos dos vários estados brasileiros vem demonstrando que a aplicação da iluminação com LEDs tem gerado uma economia de energia considerável nos cofres públicos, além do custo excessivo com manutenção.
Segundo a International Energy Agency (IEA), 19% da energia utilizada no mundo é voltada para a iluminação, enquanto que na América Latina esta porcentagem aumenta para 24%.
O que demonstra que somos menos eficientes.
Com a aproximação de dois grandes eventos, a Copa do Mundo e Olimpíadas, vislumbra-se uma projeção ainda maior de consumo.
A iluminação dos ginásios e estádios, além de toda a infra-estrutura que os rodeiam, como hotéis, restaurantes, aeroportos e etc.
As lâmpadas com tecnologia LED possuem várias vantagens se comparadas às demais, se destacando em relação ao apelo ecológico, com menor impacto ambiental.
Elas possuem melhor reprodução de cores, não emitem raios ultravioleta e infravermelhos, propagam menos calor e, consequentemente, atrai menor quantidade de insetos.
Apresentam boa eficiência e maior vida útil, estimada em aproximadamente 50 mil horas de funcionamento.
As lâmpadas de vapor de sódio, as mais utilizadas atualmente, duram até 32 mil horas, as de vapor de mercúrio, 12 mil horas, e as de vapor metálico, comuns em fachadas de prédios, 10 mil horas.
Segundo Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux), a fabricação do LED hoje é bastante concentrada e passa por escala mundial, mas o custo-benefício do produto já pode viabilizar a produção no país, especialmente no  que se refere à iluminação pública, que necessita de lâmpadas de alta durabilidade.
Com toda esta gama de vantagens obtidas com a iluminação feita por LED, fica mais real a possibilidade de que as trocas sejam realizadas em um prazo menor do que o esperado.
Ao optar por uma iluminação composta unicamente por LEDs, a empresa economizará cerca 50% em energia relativa à iluminação, não precisará trocar lâmpadas por 4 anos, no mínimo, e recuperará seu investimento inicial em menos de 2 anos.
Em diversos edifícios comerciais e residenciais os LEDs já estão substituindo os produtos mais antigos.

http://www.inteligemcia.com.br/47506/2011/09/21/copa-do-mundo-e-olimpiadas-eventos-geram-oportunidades-para-o-mercado-de-iluminacao-feita-com-led-2/