Pesquisadores desenvolvem lentes de contato com LED
As lentes são capazes de projetar imagens e também monitoram níveis de glicose em diabéticos.Fonte da Imagem: Sensimed
O desafio para tornar essas pesquisas em realidade é reunir materiais transparentes e inofensivos aos olhos a microeletrônicos, de acordo com o site New Scientist.
Tudo começou em 2008, quando a equipe de pesquisadores de Babak Parviz criou um protótipo de lente de contato com um único LED vermelho. Até o momento, Parviz e sua equipe desenvolveram miniaturas LED nas cores vermelha e azul, faltando apenas a cor verde para produzir imagens coloridas.
Os pesquisadores garantem que a imagem não perde o foco mesmo tão próxima ao olho. A imagem apenas aparece na frente da pessoa, com os LEDs organizados de maneira que não interfiram na visão normal da pessoa.
Com a mesma tecnologia, eles criaram uma lente capaz de monitorar níveis de glicose em diabéticos. O feito é possível porque o fluido lacrimal indicam apontam os mesmos índices de glicose que o sangue. Então a pessoa utiliza um dispositivo sem fio que recebe as informações da lente.
Fonte da imagem: Sensimed
A energia dessas lentes é originada por um cinto com bateria que transmite a eletricidade sem fio a uma antena até chegar na lente.
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/7697-pesquisadores-desenvolvem-lentes-de-contato-com-led.htm#ixzz1Y95NhbBt